Quais os benefícios da Universidade Corporativa?

Estar sempre atualizado é um diferencial que mantém empresas à frente de outros segmentos no mercado. Nos últimos anos, o número de instituições que têm investido nas Universidades Corporativas tem crescido no Brasil, devido às diversas vantagens desse tipo de iniciativa. Mas afinal, quais os benefícios da UC?

Antes de começar: T&D é o mesmo que Universidade Corporativa?

Não é novidade que algumas organizações investem em treinamentos para seus colaboradores. Isso é, sem dúvida, um grande aliado para manter o quadro de funcionários atualizados. Mas, vale lembrar que treinamento & desenvolvimento nas instituições geralmente são pontuais, com a finalidade de sanar alguma necessidade específica. Isso se difere da Universidade Corporativa, que é pautada pelas estratégias da organização e são continuadas.

E o que é a Universidade Corporativa?

Trata-se de uma ferramenta muito eficaz para o desenvolvimento e aprimoramento de colaboradores em uma organização, com cursos de maior duração. As chamadas UC são difusoras de conhecimentos dentro das empresas, trazendo maior agilidade no crescimento de todos.

E como funcionam as UCs?

Não há uma regra definida para aplicar esse conceito dentro das organizações, mas algumas características são fundamentais para o bom funcionamento da Universidade Corporativa. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o uso do UC é para colaborar com o aumento dos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) dos profissionais, alinhadas às estratégias da empresa e do negócio.

Os cursos disponibilizados, além do tempo de cada um, podem variar de acordo com as necessidades e demandas da empresa. As aulas podem ser presenciais – muitas vezes na sede da companhia – ou online – que pode ser consumido de qualquer lugar.

Universidade Corporativa é o mesmo que Universidade Tradicional?

É muito comum que, pelo modelo da Universidade Corporativa, esta seja confundida com as universidades tradicionais. Mas há algumas diferenças essenciais entre as duas. Entre elas, podemos citar:

  • As universidades tradicionais não possuem vínculos com as empresas, mesmo sendo possível criar parcerias entre elas. Enquanto a ideia da Universidade Corporativa é ser criada e coordenada dentro da empresa, tendo um vínculo muito mais forte e ser parte dela.
  • Os cursos das universidades tradicionais são regulamentados pelo MEC. Já nas universidades corporativas, os cursos são para qualificar profissionais, ou seja, não precisa de aprovação do MEC.
  • Os critérios de avaliação são definidos pelos próprios empregadores nas UCs, enquanto nas universidades tradicionais elas são geralmente padronizadas de acordo com o MEC.

Como implementar uma UC na sua empresa?

Para começar, é preciso ter planejamento. Adotar uma Universidade Corporativa demanda dedicação e, principalmente, objetivos bem definidos. É necessário entender qual a necessidade desse método e, a partir disso, elaborar quais cursos são necessários, as plataformas que estes ficarão – caso a UC tenha conteúdo on-line – os responsáveis para lidar com as matrículas e elegibilidade dos funcionários, além de entender as metas que querem alcançar com a UC.

Quais os benefícios da Universidade Corporativa?

A UC traz diversas vantagens para o crescimento das empresas. Primeiro porque os cursos da Universidade Corporativa são todos alinhados à missão, visão e valores da organização, ou seja, há um estímulo à cultura organizacional. Além disso, há um aumento na retenção de colaboradores que se veem reconhecidos onde estão, incentivo ao capital intelectual que se refletirá nas entregas e soluções eficazes, assim como uma maior aderência aos desafios e objetivos da empresa, com retorno muito mais rápido.

Quer saber mais sobre Universidade Corporativa e como incorporá-la a sua empresa? Tire suas dúvidas sobre como uma UC pode ajudar sua organização!

Compartilhe isso: