Recursos HumanosA consultoria de treinamento e desenvolvimento desenvolve conteúdos sob medida para as necessidades de sua empresa.

Mapear e manter atualizados os processos de RH são pontos fundamentais para que sua empresa seja mais estratégica e competitiva. E essa demanda também ajuda a lidar de modo (um pouco mais) seguro neste caos que estamos vivendo, neste mundo BANI.

Em português, BANI (acrônimo de Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible) significa: Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível. Embora estas palavras tenham um aspecto negativo, o mundo BANI nos ensina a agir e reagir de forma mais dinâmica às situações que são impostas.

E é neste sentido que, ao possuir os processos do RH definidos e atualizados, eles ajudam na tomada de decisão de forma mais rápida, pois têm base em informações consistentes e alinhadas às estratégias da organização.

Além de que, mapear os processos não é um bicho de sete cabeças e muito menos, imutável! O desenho dos processos é orgânico, assim como a empresa. Entretanto, sua função é servir de subsídio para uma gestão eficaz, ainda mais em uma área que lida com ativos tão singulares: as pessoas.

O RH é, sem dúvidas, uma das áreas que congrega alguns dos mais importantes processos organizacionais e, para o artigo de hoje, elencamos como otimizar 3 deles que podem fazer a diferença positiva na balança dos resultados.

Como otimizar alguns dos processos de rh

Existem dois fatores essenciais para a otimização dos processos de RH: pessoas e tecnologia. E tem de ser nessa ordem mesmo, pois sem um ser humano para mapear os processos, qualquer tecnologia que se implante se tornará ineficaz!

Mas, nestes tempos modernos, a tecnologia é igualmente indispensável, ainda mais se sua empresa estiver trabalhando remotamente ou de modo híbrido.

De toda forma, com base em nossa experiência como consultoria de RH em diversos clientes, de vários portes e segmentos, identificamos 3 processos que são muito comuns e, quando otimizados, já fazem uma diferença significativa no dia a dia da área e da empresa como um todo.

    Está gostando do artigo?

    Inscreva-se em nossa lista VIP para receber nossos boletins informativos, com as últimas novidades sobre recursos humanos e liderança em seu e-mail.



    São eles:

    Uso de ferramentas e tecnologia no Recrutamento e Seleção

    Parceria com uma consultoria para seleção em cargos específicos

    Desenho de Trilhas de Aprendizagem com base em metodologias ativas

    Vamos entender melhor cada um deles?

     

    Usar ferramentas e tecnologia no processo de R&S, como por exemplo softwares ATS e assessments

    As plataformas mais atuais para Recrutamento e Seleção são dinâmicas e intuitivas para o usuário e para o candidato. Com soluções on demand, você não precisa pagar caro para ter um banco de currículos exclusivo.

    Hoje, isso não é mais exclusividade para empresas com grande turnover ou com muitas posições operacionais. Mesmo pequenas empresas podem otimizar o processo de R&S com um software ATS.

    Inclusive, as melhores plataformas possuem testes comportamentais, como o assessment, que permitem processos seletivos ainda mais ágeis e precisos, para que você contrate a pessoa certa para a vaga!

    Contar com expertise de uma consultoria para R&S de cargos específicos, como liderança ou TI, desafogando a equipe interna

    Sem sombra de dúvidas, a parceria com especialistas é essencial para melhorar a qualidade dos processos seletivos.

    Se, por um lado, indicamos o uso de plataformas de R&S para ajudar na gestão do processo seletivos, alguns cargos específicos podem – e devem – ser realizados por especialistas.

    Cargos de TI e liderança são exemplos disso. São tão específicos que uma das atividades de RH que mais cresceu nos últimos 2 anos foi a de Tech Recruiter, cujo foco é a seleção de profissionais de TI.

    Para a seleção de lideranças, a dinâmica é ainda mais delicada. Pois, muitas vezes, é necessário um trabalho ativo de hunter, buscando um profissional que está trabalhando. É uma atividade que demanda competências comportamentais e habilidades que precisam ser desenvolvidas e treinadas, mesmo por quem já faz (bem) R&S.

    E, vamos combinar: se existem empresas especializadas nisso, por que você e sua equipe precisam se debruçar nesses processos de RH agora? Podem terceirizá-los com a Vislumbre RH!

    Desenhar Trilhas de Aprendizagem mais enxutas, dinâmicas, com base em metodologias ativas e uso de tecnologias

    As Trilhas de Aprendizagem vieram para ficar! Este é um recurso eficiente para desenvolver pessoas de modo que elas apliquem rapidamente o que aprenderam.

    E existem tantas possibilidades com as trilhas que é preciso um artigo somente sobre esse método inovador para desenvolver pessoas!

    E nós também podemos ajudar você a desenvolver processos de RH sob medida em treinamento e desenvolvimento para sua equipe, seja de forma pontual, seja por meio de uma Universidade Corporativa ou das Trilhas de Aprendizagem.

    Nós possuímos diversas estratégias de desenvolvimento de pessoas, desde modelos tradicionais aos mais inovadores, como gamification e microlearning.

    Independentemente de sua necessidade em processos de RH e T&D, nós podemos ajudar. Nosso objetivo é garantir que seu dia a dia seja mais dinâmico, ágil e atual, para você e sua equipe liderarem com este mundo BANI!

    Se você quiser estar sempre atualizada, inscreva-se em nossa lista VIP para receber os informativos, saber sobre o lançamento de materiais educativos e manter atualizados os seus processos de RH! O formulário está mais abaixo.

    Compartilhe isso: