Conheça os principais métodos de avaliação de desempenho

Existem diversos métodos de avaliação de desempenho que podem ser aplicados aos colaboradores de uma empresa. Alguns já são utilizados há muito tempo, e vêm se modernizando de acordo com as demandas do mercado. Conheça neste artigo os principais!

Por que avaliar os colaboradores?

A avaliação de desempenho é muito importante para os colaboradores, gestores e empresas. Ela verifica os comportamentos, conhecimentos e relacionamentos do funcionário, e com isso permite que ele se desenvolva, e a liderança tome as melhores decisões para ele de acordo com o seu perfil de trabalho, além de entender quais são os gaps técnicos e comportamentais que precisam ser desenvolvidos nas equipes.

Para o colaborador, a avaliação também traz uma visão de como está o seu desenvolvimento profissional, e quando aplicada da forma correta, ela pode contribuir para a promoção.

A avaliação pode ser feita de diversas formas, conforme colocamos a seguir.

Autoavaliação

Segundo Priscila Prado, co-founder da Vislumbre, a autoavaliação permite que o profissional aprenda a se conhecer melhor e entender seus pontos positivos e possíveis falhas. Podem ser utilizados formulários com base em metodologias específicas para isso. Depois, o avaliador identifica o que pode ser melhorado, e o resultado disso é o aumento do desempenho.

Meta simples

Pode ser feita uma avaliação apontando as causas que levaram o funcionário ao não cumprimento da meta estabelecida pela empresa. Assim, quando estiver estipulado o próximo objetivo, o colaborador saberá quais são os pontos que precisam ser melhorados.

Competências

Outro método muito utilizado e que vem ganhando cada vez mais espaço é a avaliação por competências. Nela, são verificados os conhecimentos teóricos, práticos e o comportamento dos colaboradores. Já existem inclusive ferramentas de avaliação que são focadas em avaliação de competências.

Feedback

O feedback é considerado um dos métodos mais importantes de avaliação. É o momento em que o gestor vai conversar com cada colaborador individualmente, e apresentar os resultados e insights da avaliação para ele. Apesar de ser muito difundido, poucos gestores sabem de fato aplica-lo. O ideal é abordar os aspectos positivos e fazer uma análise específica dos que precisam ser melhorados.

O objetivo do feedback é fornecer informações ao funcionário, e ajudá-lo a melhorar o seu desempenho no sentido de atingir seus objetivos. Para que haja êxito na comunicação, as barreiras devem ser rompidas e deve haver uma relação de confiança e segurança.

Os feedbacks podem ser aplicados de acordo com uma periodicidade, e já existe uma tendência de aplicação de feedbacks em janelas curtas de tempo.

Para que sejam executados com sucesso, o RH das empresas deve investir no treinamento das lideranças, com o objetivo de garantir que os gestores tenham as habilidades necessárias para executar os processos da forma correta.

Avaliação 360 graus

De acordo com Priscila, esse método é uma ferramenta de avaliação de desempenho em que o profissional é avaliado não apenas pelos gestores, mas também por pares, subordinados, clientes e fornecedores, além de realizar uma autoavaliação.

Por envolver diversos atores, esse tipo de avaliação exige dos participantes maturidade para encararem tantas opiniões de forma construtiva. Muitas vezes, o resultado dessas avaliações gera problemas de relacionamento entre os colegas.

Quando utilizar os métodos de avaliação de desempenho?

O perfil, cultura e objetivos da empresa devem ser avaliados para que se defina o melhor método.

É importante saber conduzir os processos de avaliação de forma que não se torne mais uma demanda, e que o colaborador tenha claro em mente de que aquilo é algo muito importante para o próprio desenvolvimento.

Qual o seu método favorito de avaliação de desempenho? Ficou alguma dúvida? Envie uma mensagem para nós neste link.

Compartilhe isso: