Por que sua organização precisa desenvolver lideranças?

A figura de um líder dentro de uma empresa, seja ela grande ou pequena, é peça-chave para gerar bons resultados. Além da gestão do trabalho dos colaboradores, líderes geralmente são os responsáveis por mediar conflitos, otimizar metas e, muitas vezes, motivar o corpo de trabalho da organização. É também este profissional que conseguirá analisar e identificar novos talentos, além de detectar problemas ou pontos negativos e resolvê-los.

Assim, desenvolver lideranças internas tem sido uma das questões mais imediatas que organizações enfrentam globalmente hoje em dia, e que representa uma grande chance para empresas aproveitarem a vantagem competitiva em seus setores.

Características de um líder

Em um mercado de trabalho cada vez mais acirrado, se destacam as empresas que não apenas investem no treinamento de novas contratações, mas também na gerência para reter e desenvolver ainda mais seus principais talentos. Isso exige, além do constante aprimoramento de capacidades técnicas, o desenvolvimento de inteligência emocional e das chamadas soft skills, que permitirão, acima de tudo, que os líderes de uma empresa alcancem o sucesso e saibam lidar da melhor maneira possível com sua equipe.

Desenvolver lideranças: um retorno certo

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Center for Creative Leadership (CCL), em 2016, empresas que canalizam altos investimentos em capital humano geram retornos no mercado de ações cinco vezes maiores que os das empresas que não o fazem. Isso porque, o desenvolvimento de lideranças em uma organização cria um ambiente favorável para reduzir custos, gerar novas linhas de receita e melhorar a satisfação dos clientes.

Assim, o gerenciamento superior do capital humano é um preditivo extremamente poderoso da capacidade de uma organização em superar sua concorrência.

Além disso, ao desenvolver lideranças em uma empresa, o envolvimento dos funcionários aumenta, assim como a capacidade da organização de lidar com as lacunas no fluxo de talentos. Também reduz as dores de cabeça e os custos associados à rotatividade de funcionários. Grandes líderes atraem, contratam e inspiram. Desenvolver, treinar e promover lideranças dentro de sua empresa é significativamente mais barato que os custos que, em geral, são necessários para contratar alguém de fora.

Quais os propósitos de sua empresa?

É importante ressaltar que ao desenvolver líderes internos, as organizações precisam ter em mente a estratégia de negócios que já adotam ou pretendem adotar, para que esses futuros líderes possuam as habilidades necessárias para implementá-las. Um líder bem treinado está sempre pronto para tomar as melhores decisões para sua organização à frente dos problemas, sabendo como utilizar seu conhecimento para lidar com situações complicadas e possíveis desafios.

Desenvolver líderes é também um caminho que permite às organizações moldarem a cultura e a estratégia dos negócios. Empresas que têm uma forte cultura de “promover de dentro” se tornam mais atraentes para os colaboradores, porque a possibilidade de crescer em uma organização é tremendamente motivadora.

Se você deseja os benefícios desse tipo de cultura em sua empresa, precisará garantir que sua equipe esteja preparada para lidar com as funções de liderança no futuro.

Ao implementar um programa de desenvolvimento cuidadosamente montado, você não apenas pode garantir que vai desenvolver líderes preparados, mas que também terá o benefício de treinar exatamente os tipos de representantes que deseja.

Quer saber como implementar um bom programa de desenvolvimento de lideranças em sua organização? Entre em contato conosco!

Compartilhe isso: