Por que investir em people analytics?

A utilização de dados para tomar decisões e entender cenários é muito comum em diversos departamentos das empresas, e com o RH, não é diferente. O people analytics é uma metodologia que vêm ganhando destaque na área de recursos humanos, e se mostra como uma tendência forte para 2020.

Neste artigo, vamos explorar mais este assunto, e entender por que investir nessa metodologia.

O que é people analytics?

O people analytics nasceu dos conceitos de big data e BI, e pode ser entendido como o processo de coleta, organização e análise de dados de diversas fontes sobre os colaboradores.

Essa metodologia aborda a análise de pessoas baseada em dados, que são coletados e organizados por softwares de gestão, e oferecem as informações de forma ordenada para os profissionais de RH fazerem suas análises.

O objetivo é apoiar a tomada de decisão sobre a organização, candidatos e colaboradores, de forma estratégica.

People analytics não se resume a apoiar decisões sobre demissões ou promoções. Esse processo visa transformar o ambiente de trabalho de forma positiva, pois o recurso mais valioso que as organizações têm são as pessoas.

A metodologia também permite que os dados ajudem a entender e solucionar diversos problemas como baixa produtividade, insatisfação, alta taxa de rotatividade de funcionários e ainda outras questões e problemas comuns das organizações.

Quais as vantagens dessa metodologia para a gestão de pessoas?

Por ser baseado em dados, o people analytics permite que as decisões sejam tomadas de forma menos intuitiva e mais estratégica em situações como a contratação de novos funcionários, no desenvolvimento de quem já faz parte da empresa e no entendimento sobre o clima organizacional.

Essa metodologia pode ser usada para diversas finalidades, como:

  • Atração de pessoas;
  • Retenção de talentos;
  • Desenvolvimento dos colaboradores, incluindo a definição de oportunidades de capacitação, treinamento e desenvolvimento;
  • Contratações mais assertivas e alinhadas à cultura da empresa;
  • Melhoria do clima da organização, aumento do engajamento e satisfação dos colaboradores;
  • Tomada de decisão sobre ferramentas, benefícios e processos.

Como aplicar o people analytics nos processos de RH?

Para utilizar essa metodologia no RH da organização, primeiro é necessário que toda a equipe de recursos humanos esteja engajada e seja conscientizada sobre a importância e os benefícios dessa nova prática.

Em seguida, deve-se mapear quais são os objetivos da adoção dessa metodologia, determinar quais dados serão obtidos e definir as métricas a serem observadas, e periodicidade dessas análises.

Para que tudo funcione, uma ferramenta deve ser contratada para fazer o trabalho de coleta, organização e análise de dados, e o time deve ser capacitado para utilização desse software.

Os colaboradores também precisam ser comunicados sobre a adoção dessa metodologia, e seus benefícios para todos.

Conclusão

A adoção de novas tecnologias é essencial para o desenvolvimento da organização, e o people analytics é uma grande pauta para 2020. Essa metodologia permite melhorar o ambiente de trabalho, além de garantir que os colaboradores estejam alinhados à cultura da organização.

O que achou deste artigo? Deixe seu comentário abaixo, ou envie sua opinião para nós.

Compartilhe isso: