Por que investir em formação de líderes?

Hoje, o papel dos líderes é muito diferente de algumas décadas atrás pois o mercado mudou muito ao longo dos anos. Diante dos novos desafios, é fundamental estar sempre atualizado e preparado para liderar em uma era complexa e dinâmica como a atual. Por isso, a formação de líderes é fundamental para as organizações obterem resultados cada vez melhores, e também para a carreira dos gestores.

A liderança não é inata?

Existem alguns mitos que rondam a questão da liderança. Um deles é a crença de que os líderes devem “nascer prontos”. É fato que muitas pessoas têm um certo dom para a liderança, entretanto, ela pode e deve ser desenvolvida. Inclusive, os profissionais que já possuem as competências de líder bem desenvolvidas devem participar de programas de desenvolvimento de liderança, a fim de melhorar ainda mais o seu desempenho como gestores.

Muitas pessoas chegam em posições de liderança por seu bom desempenho técnico ou entregas, mas nem sempre elas têm as habilidades necessárias para serem gestores. Nesses casos, o treinamento adequado é fundamental para que o profissional se torne um líder de sucesso e contribua positivamente para os resultados da organização.

Vantagens para as empresas

Esse é outro assunto que é cercado de verdades e mitos.

Muitas empresas questionam a necessidade de se investir em treinamento, entretanto, já existem diversas pesquisas que mostram que treinar os colaboradores traz resultados muito positivos para as organizações. Segundo a pesquisa Panorama de Treinamento no Brasil, de 2017, alguns dos principais ganhos para as empresas com o treinamento de colaboradores são o aumento do faturamento, melhoria de processos, melhoria do clima organizacional e da satisfação do cliente.

O desempenho do líder e a sua forma de conduzir as equipes são grandes influenciadores dos resultados das organizações. Por isso a formação continuada é tão importante, pois ao investir em treinamento para as lideranças, é possível perceber a melhora dos resultados da organização de forma comprovada.

Outra vantagem de treinar as lideranças é a questão do turnover. Com gestores mais bem preparados para a condução de equipes, é possível reduzir esse indicador e construir times mais produtivos e satisfeitas dentro das organizações.

O que é abordado nos programas de formação continuada de líderes?

Nos programas de formação de liderança são trabalhados o autoconhecimento e as características comportamentais e habilidades necessárias aos líderes contemporâneos.

Nós da Vislumbre, por exemplo, desenvolvemos a Leadership Academy: uma metodologia exclusiva para empresas que desejam aumentar seus resultados e precisam de líderes capacitados e alinhadas ao negócio para chegar lá.

A nossa metodologia é inovadora, e baseada na AÇÃO. Afinal, conhecimentos e habilidades não são nada se tudo isso não é colocado em prática. Por isso, ela transcende a sala de aula e alcança o ambiente de trabalho, impactado os diretamente os resultados da organização de forma comprovada e não só beneficiando os gestores, mas também a companhia como um todo.

Quer saber mais sobre a formação continuada de líderes? Entre em contato conosco!

Um abraço,

Tamires Sousa
Head of Marketing Vislumbre RH

Compartilhe isso: