Por que cultivar o mindset do “sim”?

Não é novidade dizer que nos dias de hoje os profissionais e organizações precisam inovar e buscar novas soluções para alcançarem os resultados desejados, e inclusive irem além.

Para que essa inovação aconteça, é importante ter uma mentalidade positiva, aberta para novas ideias e possibilidades, mesmo que em um primeiro momento não se saiba como executar uma ideia.

Entenda neste artigo o que é o mindset do “sim”, e como ele pode ajudar a sua organização a bater metas de forma inovadora.

O que é mindset?

Esse termo vem sendo muito usado nos últimos anos, e se traduzido de forma geral, pode ser entendido como a “configuração da mente”, que representa a forma como as pessoas enxergam a sua realidade e como conduzem suas atitudes de acordo com essa visão.  

A psicóloga americana Carol S. Dweck é uma pesquisadora sobre o assunto e mostrou em seus estudos que existem dois tipos de “configurações” possíveis: o mindset fixo e o mindset progressivo.

As pessoas com mindset fixo acreditam que não é possível melhorar as suas habilidades ao longo da vida. Elas aceitam as condições que lhes são impostas, diferente das pessoas de mindset progressivo, que acreditam que as habilidades podem ser desenvolvidas e que mudanças podem acontecer, desde que haja empenho e dedicação.

Mais do que isso, as pessoas com o mindset progressivo acreditam que dificuldades podem ser transformadas em oportunidades!

O mindset do “sim” x resultados

Aqui na Vislumbre, nós acreditamos que criar uma mentalidade onde novas ideias são bem-vindas, mesmo que em um primeiro momento não se saiba ainda como executá-las, é um grande diferencial para gerar inovação e resultados cada vez melhores.

Ter o mindset progressivo e aberto para o desenvolvimento de novas soluções é um passo importante para inovar e fazer diferente em um mercado tão competitivo, onde precisamos encontrar novas formas de resolver problemas em um contexto tão novo como o da era atual.

Essa mentalidade é importante para as organizações, mas também para os profissionais, que também têm sido cobrados por inovação e novas formas de resolver desafios, não só no trabalho, mas também em seus objetivos pessoais.

Cultivar o mindset do “sim” é um termo que usamos na Vislumbre que nos incentiva a criar uma mentalidade que aceita novas ideias, busca soluções e sugestões e considera todas as possibilidades antes de ter certeza sobre um caminho para solucionar um problema.

Trabalho em equipe e liderança

Para o mindset do “sim” funcionar, não basta que apenas um ou dois membros da equipe pensem dessa forma. É importante que a equipe toda acredite no potencial das mudanças, e é papel do líder desenvolver essa mentalidade no time.

O gestor deve também identificar o potencial de seus liderados em desenvolverem suas habilidades, e abrir caminhos para esse desenvolvimento, seja com soluções de T&D, mentorias ou outras ações.

Tudo é possível, com critério e procedimento, basta encontrar o caminho.

Gostou deste artigo? Então utilize os botões abaixo para compartilhar em suas redes, e não deixe de rever o seu mindset!

Compartilhe isso: