O que não pode faltar no roteiro de entrevista de emprego estruturada?

Encontrar candidatos de excelência, que se alinhem às expectativas da empresa e somem esforços para atingir resultados cada vez melhores nas organizações é um processo complexo, que exige preparo dos recrutadores. Por isso, o roteiro de entrevista de emprego estruturada é um grande auxílio para que esse procedimento seja o mais preciso possível. Confira algumas dicas preciosas de como tornar o processo seletivo de novos candidatos mais assertivo:

Por que um roteiro de entrevista de emprego estruturada?

Criar um roteiro de entrevista de emprego estruturada para dar início ao processo seletivo é essencial para garantir que todos os candidatos respondam as mesmas perguntas e o recrutador possa analisá-los da mesma maneira. Isso também garante que a entrevista seja dirigida com o mesmo passo a passo, respeitando o tempo e desenvolvimento de todos os processos.

Para começar: entenda as necessidades da vaga

Antes de iniciar a busca por novos profissionais, é necessário que o recrutador tenha total conhecimento sobre quais competências o novo funcionário deve ter. Para isso, converse com o gestor da área solicitante e entenda, dentre as diversas características do negócio, quais são as indispensáveis para a vaga, como conhecimentos técnicos essenciais para desempenhar aquela função. Entender a cultura organizacional é primordial para saber avaliar qual candidato tem mais fit com a posição.

Quebre o gelo

Entrevistas de emprego são sempre um momento que gera tensão e ansiedade aos candidatos. Por esse motivo, é imprescindível que o recrutador proporcione um ambiente descontraído e inicie a técnica de “rapport” para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa. É importante que o profissional consiga se sentir à vontade para apresentar suas melhores qualificações e experiências. Para isso, o facilitador da entrevista pode começar contando um pouco sobre a empresa ou, até mesmo, fazer perguntas mais abrangentes, como quais os gostos pessoais do candidato.

Foque nas perguntas certas

Tenha preferência por perguntar as experiências do candidato durante seu histórico profissional. Aqui, seguem algumas sugestões para compor o seu roteiro de entrevista de emprego:

  • Quais atividades o candidato já desempenhou?
  • Quais são as suas maiores realizações?
  • De qual projeto tem mais orgulho de ter participado? Por quê?
  • Quais os maiores desafios que enfrentou e como fez para solucioná-los?
  • Por que gostaria de trabalhar na organização?

É importante que o foco das questões seja nas atividades que o candidato já desempenhou, evitando criar cenários para o futuro, uma vez que pensar em situações subjetivas podem não agregar em nada e até prejudicar um possível novo colaborador.

Preste atenção nas respostas

Observe se o candidato consegue formular respostas completas, saindo do “sim” e “não” e de respostas muito superficiais. Observe seus gestos e como se comporta diante de cada questionamento.

Fale sobre a vaga

Explique todas as atribuições da vaga a ser preenchida, assim como da empresa. Fale sobre salário, valores de benefícios e deixe tudo bem transparente para que o candidato possa decidir se aquele cargo se encaixa ao que ele procura no momento. Um ponto fundamental para um processo seletivo de sucesso é alinhar as expectativas do candidato e da empresa contratante!

Tire as dúvidas do candidato

Deixe espaço para que o profissional possa perguntar e esclarecer todas as dúvidas que tiver. Manter a transparência é primordial para que o candidato se sinta à vontade com a função que está concorrendo e se interesse por participar do quadro de funcionários da organização.

Ter um roteiro de entrevista de emprego estruturada, com objetivo claro e bem definido é um facilitador para encontrar os melhores talentos do mercado. Se quiser mais dicas sobre o assunto, inscreva-se abaixo.

Compartilhe isso: