O que faz uma consultoria de recursos humanos?

Uma empresa é formada por pessoas. Isso significa que a gestão de qualquer negócio deve olhar para os colaboradores, e não apenas para os números de desempenho. Essa mudança de olhar é uma das principais contribuições que uma consultoria de recursos humanos pode oferecer para as organizações.

Confira neste artigo outras importantes contribuições que as consultorias de recursos humanos podem oferecer às organizações, e quais resultados essa mudança de olhar podem trazer para as empresas.

Formas de atuação das consultorias

Algumas consultorias têm foco em atividades mais estratégicas, já outras apoiam as tarefas mais operacionais. Existem ainda consultorias que atuam de forma mista, oferecendo soluções diversas para serviços específicos como recrutamento e seleção, por exemplo.

Outra grande vantagem da consultoria é a capacidade que ela tem de fornecer uma visão imparcial e muito profunda sobre a área de gestão de pessoas, e ao apontar erros na rotina da empresa, ajudá-la a cumprir a sua missão.

Recrutamento e seleção é só uma das oportunidades

Muitas pessoas acreditam que as consultorias de recursos humanos atuam apenas com R&S. Mas, na verdade, o recrutamento e seleção é só um dos serviços que uma consultoria pode oferecer.

Uma das vantagens de conduzir processos de R&S com a ajuda de uma consultoria é o fato de que elas têm visão estratégica do negócio e dos candidatos, e expertise para analisa-los e entender se ambos atendem as expectativas um do outro. Além disso, a equipe interna da empresa ganha tempo para atuar em tarefas mais estratégicas.

Relações entre os colaboradores e desenvolvimento de profissionais

A consultoria pode atuar com o desenvolvimento de equipes e líderes, oferecendo treinamento e o acompanhamento de desempenho desses profissionais.

Também é papel da consultoria atuar em conflitos, afinal, isso faz parte das relações entre pessoas, assim, alguns temas como desmotivação de equipes, alto turnover, administração de conflitos internos e problemas de comunicação podem ser conduzidos pela consultoria de RH.

Analisar o negócio com a perspectiva do capital humano

A consultoria pode analisar tópicos importantes para o negócio como o clima organizacional, processos, atingimento de resultados, desempenho dos profissionais e apoiar a estruturação de times para objetivos específicos.

Ela também pode elaborar estratégias de retenção de talentos, ajudando a organização a montar equipes fortes, vencedoras e sem alto turnover.

A consultoria consegue desenvolver uma visão de onde a empresa está e onde quer chegar, e ajudá-la a endereçar os principais pontos que devem ser mudados para conquistar os objetivos pré-definidos.

Ela pode olhar também as necessidades dos colaboradores, e direcionar esses temas para os gestores. Como solução a essas demandas, a consultoria de recursos humanos pode ajudar a criar programas de desenvolvimento dos colaboradores e de coaching, de acordo com as necessidades mapeadas para o negócio.

De olho na inovação

A consultoria deve ficar de olho em atualizações do mercado e inovações, a fim de levar para o cliente novas e modernas soluções. Ele também deve apoiar a organização a implementar essas possibilidades, e administrar a possível resistência de colaboradores e equipes à inovação.

Olhar para a gestão de pessoas é um passo importante que deve ser dado pelas organizações. Isso influencia de forma positiva o fortalecimento da marca empregadora, e também o clima organizacional. A consequência disso é uma empresa com equipes engajadas, com maior entrega de resultados e maior diferencial no mercado.

O que achou este artigo? Ainda resta alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco, e responderemos as suas questões!

Tamires Sousa
Head of Marketing Vislumbre RH

Compartilhe isso: