Liderança Contemporânea

Estamos vivendo uma mudança de era, com grande influência das inovações tecnológicas. Essas mudanças impactam na forma como vivemos, trabalhamos, solucionamos problemas e tomamos decisões. As novas gerações já chegam inseridas nesse novo contexto, nos lembrando que é importante se adaptar às mudanças. E como isso influencia a liderança contemporânea?

Características do líder contemporâneo

Existem diversas características essenciais para o líder contemporâneo, mas vamos citar apenas algumas das mais importantes:

  • Saber lidar com problemas cada vez mais complexos. Afinal, o mundo está mais complexo a cada dia, e os problemas de hoje não são os mesmos de 10 anos atrás.
  • Com tantas mudanças, se manter atualizado é essencial. E mais do que isso, precisa existir a vontade de estar por dentro das mudanças. Isso inclui novidades tecnológicas, inovações e conhecimentos técnicos relacionados às necessidades da empresa.
  • Saber ouvir: dar voz à equipe, aos parceiros, clientes e fornecedores. Inclusive sobre o que elas têm a dizer sobre você.
  • É preciso acompanhar os projetos e fornecer direcionamento e ferramentas, sem centralizar tudo. A equipe precisa ser autônoma para ser produtiva e feliz.
  • Autoconhecimento é fundamental: conhecer os próprios pontos fortes e fracos ajuda no aprimoramento profissional.
  • Empatia é uma característica extremamente importante. Com tantas formas de pensar e agir, é preciso saber se colocar no lugar do outro para cultivar bons relacionamentos. Além disso, as pessoas são diferentes e ser empático ajuda a entender melhor opiniões e realidades diferentes.
  • Se importar com o que realmente faz diferença para os resultados: os KPI´s corretos, processos mais enxutos, comunicação clara e objetiva entre todos os envolvidos.
  • Valorizar as pessoas, seus esforços e resultados, mas sem deixar de das orientações e feedbacks.
  • Saber lidar com conflitos.

Mudança de mentalidade

Nas décadas anteriores, era comum a figura do líder autoritário e centralizador. Não era possível questionar o chefe, ter boas chances de crescimento dentro da equipe ou contribuir com novas ideias.

Essa mentalidade está mudando ano após ano, mas muitas pessoas ainda têm esse modelo em mente e lideram dessa forma. Ou então, se são liderados, se portam de forma limitada diante de um líder, com receio dessas crenças limitantes.

É preciso ter em mente que as pessoas se transformam com as mudanças do mundo! As tecnologias mudam, as pessoas e empresas também. E antes de mais nada, um líder é uma pessoa.

As próprias empresas têm cobrado uma postura de liderança contemporânea, inclusive investindo em seus líderes para que se desenvolvam dentro desse contexto. É importante lembrar que a liderança pode ser inata em algumas pessoas, mas deve e pode ser desenvolvida em todos os que que almejam cargos de liderança, ou os que já tem cargos de líder.

Tecnologia e inovação também fazem parte

Um líder contemporâneo precisa acompanhar a tecnologia de perto. Ele deve entender como ela pode facilitar o seu trabalho e de sua equipe, além dos resultados que ela tem o potencial de trazer.

O mesmo se aplica à inovação: ela é fundamental para a criação de novos caminhos para que os objetivos das organizações sejam alcançados. Afinal, se com a mudança do mundo nós temos novos problemas, precisamos encontrar novas soluções para eles.

A tecnologia e a inovação são algumas das principais apostas de empresas que têm crescimento exponencial. As coisas acontecem de forma tão rápida que deixar de adotar algumas soluções implica em ficar para trás em pouco tempo.

Um exemplo de solução tecnológica da área de recursos humanos são os softwares de recrutamento e seleção. Soluções como o Kenoby automatizam o processo de recrutamento e seleção de ponta a ponta, ajudando o recrutador a tomar as melhores decisões em menos tempo.

Líder que inspira

O líder deve inspirar a sua equipe, incentivando-a e demonstrando confiança ao desenvolvê-la.

É imprescindível para o líder saber identificar as habilidades de seus liderados, extraindo o seu melhor, desenvolvendo as pessoas e atribuindo a elas tarefas de acordo com o seu potencial. E para conhecer melhor a equipe, existem ferramentas de desenvolvimento pessoal que podem ajudar a descobrir as habilidades dos colaboradores e seus pontos fortes e fracos.

É importante inserir as pessoas no contexto da empresa, sempre. Dividir sucessos e fracassos, pedir ajuda para solução de problemas e recompensar as boas entregas.

A disponibilidade é outro ponto importante. É preciso estar ali quando eles precisarem, dando a autonomia necessária para que realizem suas demandas.

O líder deve saber motivar a equipe quando houverem dificuldades, e despertar em cada um o seu melhor de forma otimista, orientando também em que pontos é necessário melhorar.

Muito se fala sobre “liderar pelo exemplo”: o líder deve buscar inspirar as pessoas com as próprias atitudes.

Encontro de liderança contemporânea

Com o objetivo de discutir esse tema, nós da Vislumbre idealizamos o Encontro Vislumbre RH Lidera 2018. Será uma tarde com alguns dos principais nomes do mercado de Gestão de Pessoas para debater sobre liderança contemporânea e as mais inovadoras práticas do mercado.

O Encontro acontecerá no dia 17/10, no Mercure São Paulo. Saiba mais e faça a sua pré-reserva, pois as vagas são limitadas!

Nos vemos lá!

Compartilhe isso: