O que as escolas de samba podem ensinar sobre gestão de pessoas?

Quem assiste pela televisão o desfile das escolas de samba muitas vezes não imagina qual é a complexidade de colocar essa festa na rua. Para fazê-la acontecer, as escolas de samba contam com muitas pessoas envolvidas, e por isso trouxemos algumas lições que as escolas podem dar sobre gestão de pessoas.

Motivação

Os membros da escola de samba se engajam, têm entrega e comprometimento porque veem sentido no que fazem. A motivação é diretamente ligada aos valores das pessoas: elas se motivam porque aquilo condiz com o que acreditam.

Para que elas vejam valor no que fazem, é muito importante que a organização deixe claro para cada um o seu papel dentro da empresa, e o quanto aquele trabalho impacta nos resultados. Afinal, se elas não tiverem clareza do seu papel, não terão com o que se motivar pois não enxergarão sentido no que fazem.

Disciplina

A comunidade da escola de samba têm o objetivo muito claro em vista, que é o de conquistar o prêmio de melhor desfile do ano. Por isso, não é necessário cobrar os colegas, pois cada um sabe que precisa dar o melhor de si para fazer o resultado chegar. Isso é visão com foco em resultado.

Participação

A preparação para um Carnaval começa logo após o final da festa no ano anterior, ou seja, o desfile que assistimos leva um ano sendo planejado e construído!

Além disso, a comunidade também está envolvida no contexto do projeto e da escola. Eles sabem quais são os objetivos, a importância de cada tarefa e o que querem conquistar. Mais do que isso, eles criam o projeto em equipe, planejam e organizam tudo juntos, e isso é trabalho em equipe.

Durante esse processo a equipe trabalha muito vislumbrando o dia do desfile, e quando vai para a avenida, ela colhe os frutos desse trabalho. Esse momento é muito importante para os participantes, e os engaja a se comprometer novamente com as próximas entregas.

Comemoração

A comemoração também é essencial! É um momento de confraternizar com alegria e agradecer a todos os envolvidos, pois todos trabalharam muito por essa conquista. Comemorar ajuda a fazer com que cada um se sinta parte do todo, e eleva a energia da equipe para os próximos desafios.

A importância de cada um

Na escola de samba, cada pessoa é vista e valorizada como ser humano. Mas, nas empresas, muitas vezes as pessoas são vistas como números, e isso quebra o relacionamento entre colaborador e organização. Essa quebra gera pouco envolvimento, e menos humanização.

Lições para os colaboradores

Algumas destas lições também são muito importantes para os profissionais de forma individual. O comprometimento, a disciplina e o conhecimento sobre seus valores move os envolvidos com o desfile, e essas atitudes são importantes para qualquer profissional ter um bom desempenho dentro da organização.

É isso que as escolas de samba fazem muito bem em gestão de pessoas, e as empresas podem se espelhar para envolver seus colaboradores com os objetivos da organização e gerar melhores resultados.

O que achou deste artigo? Mande sua opinião ou dúvida para nós!

A foto deste post foi tirada por Fernando Frazão da Agência Brasil.

Tamires Sousa
Head of Marketing Vislumbre RH

Compartilhe isso: