O combustível para uma equipe de sucesso

Você sabe o que grandes e inovadores empresários de sucesso tem em comum? A capacidade de sonhar!

Pode parecer uma frase motivacional clichê, mas é a pura realidade.

As crianças possuem muita facilidade para sonhar, pois ainda não adquiriram um senso de realidade muito apurado. Não têm vergonha de tentar e de expor suas ideias, por mais malucas que elas possam parecer, afinal elas não acreditam tanto no impossível. Por isso aprendem com muita rapidez e superam limites a cada brincadeira.

Quando adultos desenvolvemos nosso senso de realidade, ficamos mais críticos, com medo de nos expor. Neste processo vamos perdendo a capacidade de sonhar.

Os poucos que não deixam que esse dom morra dentro de si, tornam-se pessoas ousadas e criativas.

Os gestores de RH devem ser estimuladores dos sonhadores, pois eles possivelmente serão aqueles que trarão inovação para sua corporação, e inovação traz melhores resultados.

Mas para isso esses gestores devem ser sonhadores também. Por isso vamos te lembrar os benefícios de sonhar, acreditar e agir.   

Um dos melhores exemplos, sem dúvidas, é Walt Disney, ele desenvolveu uma estratégia para transformar sonhos em realidade. “Todos os sonhos podem se realizar se nós tivermos coragem de persegui-los.” Dizia ele.

Para chegar aos excelentes resultados da The Walt Disney Company, empresa a qual ele fundou, dividia sua equipe de criação em 3 grupos:

  • O primeiro era responsável pela etapa 1 de sua estratégia, que era sonhar, neste momento não era permitido nenhuma crítica ou levantar qualquer dificuldade.
  • O grupo 2 recebia esta lista de sonhos e fazia uma análise da realidade. Avaliavam cada sonho e verificavam se eram possíveis de serem realizados. Diziam o que era impossível e o que era difícil.
  • Já o Grupo 3 era responsável por fazer as críticas e propor sugestões.  Transformavam o que era impossível em algo difícil e o que era difícil em algo realizável. Desta forma é possível inovar, surpreender e superar dificuldades.

E dessa forma ele criou a empresa que por anos encanta diversas gerações de vários países, tendo um faturamento invejável e um posicionamento único no mercado.

Você pode trazer esse ensinamento para o seu dia a dia. Aprendemos com ele que, para tornar sonhos em realidade precisamos seguir uma rota:

  1. Sonhe: Se você pudesse ser, fazer e ter tudo o que deseja, quais seriam os seus sonhos? Sonhe alto e somente depois passe para a análise de realidade e para a crítica. Desafie-se a tornar o impossível em algo difícil, transformar algo difícil em algo realizável.
  2. Transforme seus sonhos em objetivos: “Se você não sabe a onde quer chegar, qualquer caminho serve” – Coelho: Alice no pais das Maravilhas. Sendo assim, estabeleça prazos para seus objetivos e defina o propósito desta realização, ou seja, porque realizar este objetivo é importante para você. Pergunte-se: O que eu ganho se realizar isto? Quais benefícios eu terei se realizar isto?
  3. Decida pelos seus objetivos: Decisão (do Latin) = Corte, ou seja, decidir pelos seus objetivo significa abrir mão de todas as outras possibilidades que aparecerão no seu caminho de realização.
  4. Planeje: Coloque o que você deseja em um papel.

Os “nãos” e as burocracias muitas vezes tiram nossa capacidade natural de traçarmos essa rota. Nesses casos, o processo de coaching nos ajuda a organizar todas essas etapas de forma clara e real.  

Tudo é possível se você tiver foco e agir em prol dos seus objetivos de maneira consistente.

Você quer uma equipe de sucesso sonhadora em sua corporação? Nós sabemos como revivê-los!  

Priscila Prado

CEO – Vislumbre RH

Compartilhe isso: