Cultura organizacional e liderança: qual é o papel do líder?

Há quem diga que liderar é apenas dar ordens e analisar o potencial dos colaboradores. Engana-se quem pensa assim. O líder tem um papel fundamental em toda empresa, inclusive quando o assunto é cultura organizacional. É dele a responsabilidade, muitas vezes, em criar, manter e disseminar os valores e características fundamentais da organização. Por isso, em empresas de sucesso, cultura organizacional e liderança andam juntas! Quer entender mais sobre o assunto? Olha só:

Para começar: o que é cultura organizacional?

São os valores e hábitos pré-definidos e compartilhados em comum acordo por todos os colaboradores de uma organização. Ela serve para definir como deve ser pautado o ambiente de trabalho, que vai direcionar para qual caminho a empresa, como um todo, está caminhando.

Valores como trabalho em equipe, foco no capital humano e nos objetivos, capacidade de inovar e se reinventar sempre que necessário, entre outros.

Atualmente, um grande número de empresas já tem suas culturas organizacionais bem definidas, sendo algumas até cases de sucesso; enquanto outras ainda não possuem uma cultura fixada ou esta ainda é pouco explorada.

Quais os benefícios da cultura organizacional?

Alinhar todos os funcionários para deixá-los “na mesma página” faz com que aja ainda mais harmonia e união entre eles, proporcionando, assim, um ambiente de trabalho mais agradável e funcionários com desempenhos ainda melhores. Isso porque, definidos os valores e características do ambiente de trabalho, os colaboradores se sentem mais conectados onde estão, impactando diretamente na motivação, no engajamento e na entrega dos colaboradores, o que resulta em resultados cada vez melhores.

 Cultura organizacional e liderança

Os líderes de todas as organizações são os responsáveis por disseminar a cultura da empresa para sua equipe e agregados. São eles quem garantem que todos os aspectos definidos como cultura da empresa estejam equiparados entre os colaboradores, para que estes trabalhem de maneira alinhada aos objetivos que a organização carrega. Além disso, o líder colabora para que os funcionários não desviem daquilo que se é esperado.

Quando acontece de, em algumas instituições, a cultura organizacional ainda não ser bem definida, é papel da liderança a ajuda na construção de uma cultura que case com os objetivos da instituição e leve todos para o mesmo caminho. É pelo líder que seus colaboradores encontram apoio e incentivo para o dia a dia, se mantém atualizados com as novidades da empresa e encontram suporte para quaisquer dúvidas que tiver.

E como o líder conduz isso?

A cultura organizacional e liderança precisam caminhar juntas para que aquela seja difundida com qualidade. Para isso, é de extrema importância que o líder desenvolva algumas competências essenciais para assumir essa posição. Como, por exemplo, saber lidar com problemas cada vez mais complexos, afinal, os problemas e adversidades no mundo corporativo estão em constantes mudanças que devem ser acompanhadas.

O líder também deve estar sempre atualizado nas novidades do mercado e ter a capacidade da escuta para que os colaboradores se sintam à vontade em demonstrar o que pensam e sentem no dia a dia.

Quer conhecer ainda mais competências que um líder precisa desenvolver? Baixe nosso e-book.

Compartilhe isso: