Como ser um líder de alta performance?

A alta performance é um tema que tem sido cada vez mais abordado por gestores de todos os segmentos de mercado, e por diversos profissionais que desejam alavancar a carreira. Mas antes de saber como ser um líder de alta performance, é importante ter este conceito bem claro.

O que é a alta performance?

A alta performance pode ser definida como ir além do esperado. Uma pessoa com esse mindset não traz apenas os resultados almejados, ela consegue conquistar mais do que isso.

Antigamente, a alta performance estava mais ligada aos números do que aos fatores humanos. Mas hoje não se trata de ter apenas o conhecimento técnico necessário para atuar em determinadas áreas, pois a alta performance está mais relacionada a competências comportamentais do que técnicas.

Mas como isso é possível?

Para conquistar a alta performance, mudanças no comportamento e mentalidade são fundamentais. Os profissionais de alta performance têm as seguintes características:

  • Flexibilidade e capacidade de se adaptar às mudanças;
  • Facilidade de aprendizado e busca constante por aprimoramento;
  • Capacidade de se auto avaliar, saber se planejar e gerenciar bem seu tempo (autogestão);
  • Inteligência emocional e autocontrole;
  • Sabe dizer não quando é necessário;
  • Saber ouvir, e quando falar, fazê-lo de forma objetiva;
  • Empatia;
  • Foco;
  • Alta motivação, é engajado e tem e pensamento positivo;
  • Busca por referências e mentores;
  • Cria metas claras e possíveis, porém ousadas e progressivas;
  • Reconhecer as falhas, e aprender com elas;
  • Não procrastina.

Porque a alta performance é um tema tão explorado hoje?

Na era complexa em que vivemos, é preciso ter novos diferenciais para se destacar no mercado de trabalho. Além disso, muitas das características que as empresas buscam hoje podem ser encontradas nos profissionais de alta performance.

Atualmente o mercado acredita que focar nos profissionais é o mais importante. Sendo assim, os bons resultados são consequência desse processo. Por isso a alta performance é um conceito que não fica preso à carreira, mas também é relacionado à vida pessoal.

A maioria dos profissionais que adotam essa postura na vida pessoal conseguem ter maior qualidade de vida e satisfação pessoal. Essa mentalidade ajuda as pessoas a conquistarem também os seus objetivos pessoais.

Como a alta performance se aplica aos liderados?

Várias das competências comportamentais dos profissionais de alta performance fazem parte das habilidades que um bom líder deve ter.

O líder deve saber ouvir a sua equipe, e ter empatia em relação a cada colaborador. Além disso, deve dar feedback constante, e solicitá-lo aos colaboradores.

Como responsável por um time, o líder deve incentivar os profissionais a se aprimorarem constantemente, e se colocar como uma referência para eles. Também é papel deste profissional incentivar a cooperação entre os membros do time.

Como começar a ter alta performance?

Primeiro, procure se auto avaliar e entender quais dessas características você já tem. Depois, peça um feedback aos seus colegas de trabalho, líderes e liderados.

O primeiro passo é enxergar a situação atual para depois traçar um plano de mudança comportamental.

O que você achou deste artigo? O conceito de alta performance ficou mais claro para você? Aguardamos a sua opinião!

Um abraço,

Equipe Vislumbre RH

Compartilhe isso: