Como promover mudança comportamental no ambiente de trabalho?

Diante de uma realidade repleta de desafios nas organizações, é necessário se reinventar. Nesse contexto, fala-se muito sobre mudança comportamental como uma forma de modificar atitudes e pensamentos em direção ao que se deseja alcançar. Mas como identificar corretamente a necessidade de mudança, e promovê-la na organização? Confira as melhores práticas sobre o assunto neste artigo.  

O que é comportamento?

O comportamento pode ser definido como o conjunto de atitudes e reações de uma pessoa em relação ao meio em que ela se encontra. Essas atividades podem ser manifestadas de forma pública ou imperceptível a quem vê de fora.

Os comportamentos podem ter intensidade, frequência e duração, e analisar essas características ajuda a monitorá-los e identificá-los durante o processo de avaliação e mudança comportamental.

Como identificar a necessidade de mudança comportamental?

A mudança de comportamento pode ser percebida por pessoas que possuem autoconhecimento, pois elas têm mais facilidade de identificar o que está as impedindo de alcançarem seus objetivos.

Mas essa não deve ser a única forma de identificar essa necessidade, pois mesmo quem tem autoconhecimento pode falhar nessa percepção, e outras pessoas não têm essa habilidade desenvolvida.

Outro ponto importante é ter uma visão muito clara sobre onde se deseja chegar. O planejamento estratégico e a definição clara de metas e objetivos permitem ter essa visibilidade, o que direciona melhor a análise comportamental. Essas definições não devem ser feitas apenas para a organização, mas também para o profissional de forma individual.

Afinal, mudanças não devem ser feitas de forma aleatória, mas sim com um objetivo específico. Ninguém deve mudar por mudar.

Existem diversas ferramentas que podem ajudar a mapear comportamentos, como os assessments e o coaching. Elas podem ser muito úteis para que gestores e RH avaliem os funcionários de forma clara e objetiva, entendendo suas características individuais.

Qual o papel da liderança e do RH em relação à mudança comportamental?

A gestão de desempenho tem um papel importante nesse contexto, pois através de suas ferramentas permite que os colaboradores, junto com seus gestores, consigam identificar a necessidade de mudar um determinado comportamento.

O papel do RH é estruturar os procedimentos de gestão de desempenho da organização, e instruir e capacitar a liderança para que conduza o processo da forma correta, respeitando as individualidades de cada colaborador.

É importante lembrar que os líderes também estão sujeitos a precisarem mudar seus comportamentos, e as avaliações devem também contemplar esse público.

Os gestores devem conduzir o feedback e orientações sobre a necessidade de mudança com muito cuidado e empatia, pois os comportamentos estão muito relacionados à experiência de vida da pessoa, que precisa ser respeitada e pode ter conexões profundas com questões individuais e psicológicas. O RH deve dar suporte aos gestores nesse processo, e olhar de perto casos que sejam mais delicados.

Como conduzir a mudança comportamental?

Após identificar os comportamentos que precisam ser alterados, o gestor pode traçar com o colaborador um plano de ação para essa mudança, contendo tarefas e prazo. Ao longo do tempo, isso deve ser monitorado para garantir que as mudanças de fato ocorram.

É importante lembrar que ninguém muda da noite para o dia: comportamentos são reflexo de vivências e experiência de vida, e é preciso tempo para que as mudanças ocorram.

A pessoa que vai passar pelo processo de mudança comportamental também deve se permitir e aceitar essa necessidade. Ter a cabeça aberta para novas formas de agir é um primeiro passo muito importante para que esse processo ocorra de forma saudável e efetiva.

Pode ser necessário também que a organização invista em capacitações, treinamento e desenvolvimento de colaboradores, caso seja identificado que muitos deles precisam passar pelas mesmas mudanças.

O que achou deste artigo? Comente abaixo, e se você acredita que a sua empresa precisa de ajuda para promover mudança comportamental, confira nossas soluções e serviços.

Compartilhe isso: