Como o coaching empresarial pode alavancar os resultados?

Os processos de coaching são bastante comuns em diversos países, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Segundo dados da Bristol University, 88% das organizações do Reino Unido utilizam o coaching. Já no Brasil, este mercado está em crescimento e diversas empresas já têm adotado os processos de coaching empresarial em sua rotina de treinamento e desenvolvimento de liderança.

O que é coaching, e como funciona este processo?

De acordo com Timothy Gallwey, considerado o “pai do coaching”, o “coaching é uma parceria que revela e liberta o potencial das pessoas, de forma a maximizar o seu desempenho”.

O coaching é um processo estruturado em que um profissional especializado, o coach (ou treinador, em inglês) estabelece uma parceria com o cliente (coachee) para atingir um objetivo específico.

Para isso, o coach utiliza diversas tecnologias que proporcionam aumento de performance, e também métodos de avaliação e ferramentas de assessment para identificar a situação atual, aumentar a autopercepção do coachee e determinar com ele o foco do trabalho.

Durante o processo é considerado o desempenho do profissional do coachee, mas também são considerados os valores, crenças, propósitos, a satisfação, a qualidade de vida e o nível de felicidade do profissional. A busca pela conciliação desses aspectos com os resultados esperados é utilizada como combustível para o profissional chegar onde deseja.

O coaching proporciona aumento do autoconhecimento, autoestima e autoconfiança, características que são essenciais para o sucesso dos líderes contemporâneos.

O processo de coaching trabalha foco, ação, resultado e melhoria contínua, o que gera um significativo aumento nos resultados, elevando o nível de satisfação e realização.

O objetivo dele é justamente permitir que o coachee atinja as suas metas. Diferente da terapia, esse acompanhamento é trabalhado o tempo todo com ação para chegar ao resultado positivo.

Por que o coaching está em expansão no Brasil e no mundo?

As necessidades atuais do mundo corporativo justificam o intenso crescimento do coaching no mundo. Cada vez mais é necessário treinar os gestores e líderes para as novas necessidades do mercado, onde o foco no resultado é essencial para o crescimento das organizações em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador.

As empresas que realizam o coaching empresarial com seus executivos apontam melhorias de relacionamento e comunicação nas equipes e com chefes e pares, aumento da produtividade, maior satisfação e comprometimento com o trabalho, redução de queixas dos clientes e de conflitos e aumento dos resultados. Também são relatadas a redução do stress, melhoria na liderança, adaptabilidade e flexibilidade.

Quando uma organização deve procurar um coach?

Quando a organização enxerga a necessidade de melhorar a performance da equipe, ampliar realizações e aumentar os resultados alcançados, o processo de coaching é altamente recomendado.

As sessões são semanais, têm duração de 1h e o processo pode durar aproximadamente 12 semanas. Elas acontecem em local confortável e que proporcione privacidade ao coachee. As sessões podem ser realizadas de forma individual, ou em grupos, e os resultados são levantados e avaliados a cada sessão.

Diversas organizações já relataram utilizar este processo, como: Citibank, Toyota, Chrysler, Pfizer, Nextel, Alcatel, Mercedes Benz, GE, Motorola, Avon, Sony, Walt Disney e muitas outras. Grandes profissionais também passaram por processos de coaching, como o ex-jogador de basquete Michel Jordan e os CEO´s Steve Jobs (Apple) e Eric Smith (Google).

Se você deseja saber mais sobre processos de coaching empresarial, entre em contato conosco! Será um prazer esclarecer as suas dúvidas.

Um abraço,

Priscila Prado

Co-founder Vislumbre RH

Compartilhe isso: