05 mitos sobre o desenvolvimento de liderança

Dizem que todo chefe é líder, certo? Errado! O desenvolvimento de liderança é um processo que varia muito de acordo com a percepção de cada um. Podemos dizer que um líder é aquela pessoa que, com uma função estratégica, consegue direcionar e guiar seus colaboradores para que atinjam resultados admiráveis.

Mas não para por aí! O papel do líder e o desenvolvimento de liderança são assuntos amplamente discutidos e que, algumas vezes, podem até gerar pequenas confusões sobre os conceitos. Afinal, o que se espera de um líder? É ser alguém sem defeitos, que age somente a partir de suas próprias convicções? Um líder já nasce pronto e não precisa desenvolver outras habilidades?

Priscila Prado, Co-founder da Vislumbre RH, comentou sobre os mitos do desenvolvimento de liderança. Confira:

“O líder precisa se atualizar e entender de técnicas o tempo todo”

Claro que é importante as pessoas se atualizarem e manterem o aprimoramento contínuo, mas o líder não pode só olhar isso e esquecer de ser humano, de olhar para o outro e ter empatia. Muitas vezes, ao olhar apenas técnica, deixamos de observar o comportamento do líder, sua capacidade de construir relações e perceber o outro.

A liderança é uma relação como qualquer outra que necessita de transparência.

“Em time que está ganhando não se mexe”

Achar que se o líder chegou onde chegou, ele já tem todas as competências necessárias é mito. O líder precisa sempre buscar autoconhecimento, entender suas fortalezas e gaps, perceber como pode continuar a desenvolver sua carreira. Os assessments podem ser uma ótima ferramenta para ajudar o líder a se conhecer melhor.

“O líder não precisa de feedbacks”

O líder precisa ouvir a todos ao seu redor. Ele não precisa ter uma visão macro e sistêmica das coisas.

O líder também tem líderes acima dele, tem uma equipe, tem pares, e quanto mais ele estiver aberto para ouvir e perceber o ambiente sob outras óticas, mais ele tem chance de performar bem e mudar comportamentos inadequados dele próprio ou da equipe. A abertura e o ouvido atento são essenciais.

“O líder precisa ter todas as respostas”

O líder não precisa saber tudo, mas, sim, ter boas perguntas. E ele também precisa conhecer quem sabe, construir um time forte e que se complete. E que, juntos, tenham todas as competências para alcançar excelentes resultados.

“O líder nasce pronto”

Muitas pessoas acreditam que os líderes nascem prontos e que não é possível desenvolver novos líderes. É verdade que muitas pessoas já nascem com uma propensão à liderança, mas ela pode ser plenamente desenvolvida e mesmo quem é propenso deve ser trabalhado para lapidar suas competências.

O desenvolvimento de liderança é um processo contínuo, de muito aprendizado, afinal, liderar outras pessoas exige conhecimento, empatia, e outras habilidades e competências.

Se você quiser saber mais sobre desenvolvimento de liderança e conhecer as competências básicas que todo líder deve ter, baixe nosso e-book gratuito e fique por dentro do assunto!

Compartilhe isso: